sábado, 6 de setembro de 2008

O que é o Programa "Anos Incríveis"?


O Programa Básico de Treino Parental “Anos Íncriveis” (Incredible Years), desenvolvido por Webster-Stratton (www.incredibleyears.com) é um programa de empiricamente validado. Tem sido recomendado na área da saúde mental de crianças com problemas de comportamento, na prevenção contra a violência e de abuso de substâncias.
É implementado ao longo de 12 semanas, em reuniões de 2 horas, num grupo com o máximo de 12 pais e dinamizado por dois líderes. São trabalhadas aptidões como: brincar, elogiar e recompensar a criança; dar ordens de forma eficaz; estabelecer limites claros; promover estratégias de resolução de problemas. Cada sessão inclui a revisão da sessão anterior, desenvolvimento de um novo tópico, apresentação de cenas gravadas em vídeo (situações de interacção entre pais e filhos), discussão em grupo e prática de novas estratégias. De forma a facilitar a vinda dos pais ao programa, normalmente são contempladas algumas medidas (baby-sitting dos filhos).
Este programa tem revelado resultados positivos na diminuição dos comportamentos problemáticos de crianças, no incremento das competências parentais, na interacção pais-filho e na manutenção dos ganhos ao longo do tempo.
Este programa está a ser utilizado em diversos países, assim como, em Portugal. O primeiro grupo foi dinamizado em Coimbra, pelas Professoras Doutoras Maria Filomena Gaspar e Maria João Seabra-Santos (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra).