A investigação/clínica têm-se dedicado cada vez mais à identificação precoce de crianças pré-escolares em risco de virem a desenvolver problemas de comportamento e os habituais efeitos secundários associados: insucesso escolar, comportamento anti-social, interacções negativas pais-filhos. Este estudo pretende testar o impacto e eficácia do programa para pais "Anos Incríveis" em pré-escolares (3-6 A) com sinais de risco (e.g.,oposição, desafio, falta de atenção, impulsividade, hiperactividade).
quarta-feira, 19 de junho de 2013
Artigos publicados no âmbito do Projeto: Sugestões de Leitura
Neste momento temos mais cinco artigos submetidos, mas por enquanto deixamos algumas referências importantes para quem trabalha nesta área da Intervenção parental com pré-escolares com problemas de comportamento:
- Incredible Years Parent, Teachers and Children's Series: Transportability to Portugal of Early Intervention Programs for Preventing Conduct Problems and Promoting Social and Emotional Competence
Webster-Stratton, C., Gaspar, M.F., Seabra-Santos, M.J., 2012. Aqui
- A perturbação de hiperatividade/défice de atenção em idade pré-escolar: Especificidades e desafios ao diagnóstico e intervenção
Andreia Fernandes Azevedo, Maria João Seabra Santos, Maria Filomena Gaspar, Tatiana Carvalho Homem
Aqui
- Perturbações de comportamento externalizante em idade pré-escolar: O caso específico da perturbação de oposição
Tatiana Carvalho Homem, Maria Filomena Gaspar, Andreia Fernandes Azevedo, Maria Cristina Canavarro
Aqui
- The Incredible Years Basic Parent Training for Portuguese Preschoolers with AD/HD Behaviors: Does it Make a Difference?
Andreia Fernandes Azevedo, Maria João Seabra-Santos, Maria Filomena Gaspar, Tatiana Carvalho Homem
Aqui
Deixamos também um dos últimos posters, apresentados num Congresso Internacional de PHDA.
Sem comentários:
Enviar um comentário